terça-feira, 23 de novembro de 2010

Energia do Sal

A energia solar vem sendo largamente usada, porém há um grande dilema a ser resolvido: e os dias em que o sol não aparece? Um novo empreendimento chamado SolarReserve promete resolver este problema e continuar gerando energia mesmo a noite.
Ao contrário de outras centrais, a SolarReserve é capaz de produzir eletricidade durante a noite ou em condições atmosféricas adversas. O programa irá salvar e armazenar a energia solar captada no sal fundido. Ela terá uma capacidade de produção de até 500 megawatts de potência.

O conceito da nova usina solar é semelhante à torre de Sevilha, onde painéis solares refletem a luz do sol e aquecem a água no interior de uma torre, que mais tarde se evapora para gerar eletricidade. No entanto, em vez de água, o tanque da Solar Reserve terá sal fundido e uma enorme variedade de espelhos que refletem a luz para a cisterna que será aquecida até 1.000 graus Fahrenheit.
Devido à capacidade única do produto para armazenar a energia que capta, esse sistema irá funcionar como uma usina hidrelétrica convencional, mas com várias vantagens, pois o sal é mais previsível do que as reservas de água, é uma matéria inesgotável e gratuita e o impacto ambiental é praticamente zero.”
A SolarReserve utilizará o sal derretido e mais uma mistura de sódio e nitrato de potássio ao invés de vez de água ou óleo, permitindo que o calor armazenado gere energia para uso quando o sol não está presente. O sal derretido é o líquido mais eficiente quando se trata de transportar o calor do sol. O estudo indica, que o sal fundido é usado em sistemas de torre de energia solar porque é líquido e a pressão da atmosfera consegue fornecer um eficiente de baixo custo para armazenar energia térmica. As temperaturas operacionais são compatíveis com as tecnologias de hoje já utilizadas nas turbinas a vapor, mas possui um grande diferencial: não é inflamável tornando seu transporte, manuseio e produção muito menos perigoso e não poluente.
Energia do sal é uma ideia nova, não? Sabia dessa? [EnergiaEficiente]

3 comentários:

  1. Muito interessante, deconhecia essa tecnologia.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Marivan!
    Muito interessante essa notícia!
    Isso mostra a quantidade de recursos que temos, disponíveis e naturais, para produção de energia, sem danificarmos o planeta.
    Excelente postagem. Parabéns!
    Grande abraço!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Olá Marivan!

    Bastante curioso e uma vez que mostra sua eficiência maior do que o habitual, realmente é uma boa notícia e que haja sempre novas descobertas para melhorar nosso planeta em todos os sentidos pois precisamos de novos recursos naturais sem prejudicar nossa natureza!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir