quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Faça como Obama: transforme seu jeans velho em casas para comunidades carentes



jeans11.jpg
Uma organização norte-americana está convocando todos os adoradores do jeans a doarem suas peças velhas. O motivo é nobre: o material será transformado em revestimento para casas de comunidades carentes e atingidas por algum tipo de desastre.
A técnica utiliza as fibras de algodão do jeans como matéria-prima para a confecção do UltraTouch – placas de revestimento naturais e recicladas e que não possuem tanto produtos tóxicos quanto os modelos sintéticos.
Com 500 peças já é possível revestir uma casa média, garantem os fabricantes. O projeto é uma iniciativa da organização não-governamental Cotton from Blue to Green, que desde 2006 arrecada roupas feitas de jeans para serem transformados no UltraTouch.
Desde então, o programa já arrecadou quase 100 mil unidades de jeans e ajudou a confeccionar mais de 56 mil metros quadrados de revestimento. Esse material foi aplicado em mais de 180 casas, como as dos conjuntos habitacionais em Nova Orleans, a cidade destruída pelo furacão Katrina em 2006.
jeans2.jpg
Marcas como G by Guess e Gap, além de personalidades como o presidente norte-americano Barack Obama e o ator Ben Stiller, também já adotaram o projeto.
Para confirmar seu sucesso, o grupo pretende entrar para o Livro dos Recordes como os detentores da maior coleção de roupas para reciclagem do mundo. O desafio conta com o apoio do National Geographic Kids e o resultado deve ser divulgado no dia 12 de agosto.
Processo
O UltraTouch Natural Cotton Fiber foi desenvolvido pela Bonded Logis Inc. Ele é feito com 85% de fibras naturais do algodão e é utilizado para isolar os ambientes térmica e acusticamente.
Segundo os fabricantes, o produto não contém substâncias químicas irritantes, como os compostos orgânicos voláteis (COV’s), e por isso não precisam de tantos requisitos de segurança para serem aplicados – são mais seguros e agridem menos o meio ambiente.
Confira o vídeo (em inglês) que mostra todo o processo:

Via EcoDesenvolvimento.

2 comentários:

  1. Que ideia bacana, Marivan! Se todo mundo se mobilizar, vai dar para revestir várias casas!!!
    Abs,
    Erica

    ResponderExcluir
  2. Que Post Fantástico!
    Amigo MARIVAN:
    Parabenizo-o pela nobre iniciativa em divulgar tão importante notícia... Confesso que ainda não conhecia essa tecnologia.
    Valeu à pena conferir!
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir