segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Geladeira do Futuro Utiliza Biopolímero em Gel para Resfriar Alimentos

Já imaginou uma geladeira que, no lugar de prateleiras e gavetas, possui um gel capaz de resfriar seus alimentos utilizando suas propriedades químicas? Imaginou colocar suas frutas, carnes e demais produtos perecíveis dentro desse gel e retirá-los apenas na hora do consumo?
Parece ficção científica, mas trata-se de um conceito de refrigerador criado pelo estudante de design russo, Yuriy Dmitriev, e finalista do concurso Electrolux Design Lab.

O refrigerador não utiliza eletricidade ou nenhuma outra fonte energética e resfria os alimentos através das propriedades químicas do biopolímero em gel que ocupa todo o centro do aparelho.
Assim, basta o usuário inserir os alimentos dentro do gel e deixar que ele os resfrie naturalmente. O criador do projeto garante que o produto não é pegajoso e não possui cheiro, o que o tornaria ideal para tal propósito.
O Bio Robot Refrigerator é quatro vezes menor que um refrigerador tradicional e, por não possuir portas ou prateleiras, pode ser utilizado na vertical, na horizontal “e até no teto”, afirma Dmitriev.
geladeira-02.jpg
Por não possuir motor nem outros dispositivos comuns nos refrigeradores atuais, 90% de seu espaço estaria disponível para armazenamento e o usuário estaria livre dos ruídos comuns das geladeiras.
Ele ainda seria altamente eficiente, já que a sua capacidade de armazenamento estaria ligada à organização dos alimentos dentro do gel. Os produtos ainda ficariam visíveis e acessíveis a qualquer um.
Electrolux Design Lab
Tanta criatividade rendeu ao estudante uma posição entre os 25 finalistas do concurso Electrolux Design Lab, que busca soluções inovadoras para as cozinhas do futuro. O projeto foi escolhido entre os mais de 1.300 inscritos de todo o mundo e segue para a próxima fase. Caso vença, Dmitriev fará um estágio de seis meses no Centro de Design Global da Electrolux e levará para casa um prêmio de 5 mil euros.
Apesar de não parecer muito viável e de não apresentar respostas para perguntas básicas sobre o funcionamento do aparelho, certamente essa seria uma alternativa mais sustentável para os refrigeradores atuais – responsáveis por 8% dos gastos de energia das casas.

3 comentários:

  1. É uma ótima idéia, mas pelo jeito não vamos ter esta maravilha em casa tão cedo.

    ResponderExcluir
  2. Olá !!!

    Muitíssimo interessante esta criação !!
    Eu gostaria de ter um exemplar destes se colocassem em linha !
    Fico feliz quando vejo a criatividade e conhecimentos sendo usados para fins tão úteis !
    Obrigada por compartilhar !!

    Um abração e uma excelente tarde pra você !!

    ResponderExcluir
  3. Gostei!Mas agora tô me perguntando:este gel não faz mal aos alimentos?não tem material tóxico?
    Pareceu-me prática mas será que cabe as compras quinzenais neste gel?parece pequeno o espaço!
    Vou esperar e torcer para que ele seja o finalista e ganhe os 5 mil euros e o melhor explique como tudo funciona.

    Excelente post!
    Abraços

    ResponderExcluir