sábado, 27 de novembro de 2010

Proposta futurista de Ecocidade

Já imaginou um enorme jardim protegido por uma cúpula? Ficção? Coisa de outro mundo?
Pois bem, ela existe, no papel, mas pode  se tornar real.  O mais novo e curioso projeto atende pelo nome de Ecocity 2020 e foi idealizado pelo estúdio de arquitetura inovadora AB Elis Ltd.. A  proposta busca a reabilitação da zona industrial Mirniy no leste da Sibéria, Rússia.

A tal cidade seria construída em três níveis principais com uma fazenda vertical, florestas, residências e áreas de lazer. E tudo de baixo de uma grande…  cúpula?  Talvez este “detalhe” é que traga o aspecto mais interessante da tal cidade ecológica, que seria coberta por essa cúpula cheia de células fotovoltaicas para coletar  energia solar suficiente para o empreendimento.
A área de habitação está situada no primeiro nível e tem terraços exteriores com vista para uma floresta no centro da cidade. O local escolhido para a criação do projeto é uma cratera gigante, uma das maiores pedreiras do mundo, com mais de um quilômetro de diâmetro e 550 metros de profundidade.
Um núcleo central abriga a maioria das circulações verticais e a infra-estrutura, juntamente com um centro de pesquisa multi-nível. A nova cidade seria capaz de acomodar mais de 100.000 pessoas.
A intenção é criar um novo jardim para a a cidade que será protegido contra as duras condições ambientais caracterizadas por longos e severos invernos e verões quentes mesmo que curtos, criando um novo tipo de urbanismo altamente denso e em harmonia com a natureza.

4 comentários:

  1. Infelizmente este será o futuro do planeta se continuarmos a destruir-lo: o que restará da natureza estará numa redoma de metal e vidro. E o pior, é que não mais estaremos aqui para ver.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus que projeto
    Chega ate ser surrealista
    E algo inacreditável
    Assim que eu comecei a ler eu pensei que eu já tinha visto algo similar no japão
    Agora eu me pergunto-Espero estar aqui!

    ResponderExcluir
  3. Interessante, mas, será que o dinheiro que será despendindo nisso não poderia ser melhor aproveitado em algo sem tanta plástica e marketing?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos post!

    Abraços,

    Fabiano

    www.portalcolina.com.br

    ResponderExcluir