segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Senhor das Orquídeas





Despedida

Orquídeas no adeus a Roberto Kautsky

O ambientalista descobriu e catalogou mais de 1.150 espécies da flora e fauna da Região Serrana do Espírito Santo
Por Redação Multimídia ESHoje (redacao@eshoje.com.br).
O corpo do ambientalista Roberto Kautsky foi sepultado às 16 h desta quarta-feira (26) no cemitério da Igreja Luterana de Domingos Martins, região serrana do Estado. O caixão do ex-empresário foi ornamentado com orquídeas. Conhecido mundialmente como o 'Senhor das Orquídeas', Kautsky morreu na noite desta terça-feira (25), após ficar  internado por um mês, em um hospital de Cariacica.

O orquidófilo sofria de câncer no estômago. A doença foi descoberta logo após a Páscoa. O governador Paulo Hartung decretou luto oficial por três dias no Estado em virtude do falecimento do orquidófilo. O prefeito de Domingos Martins, Wanzete Krüger (PSB), também decretou três dias de luto oficial, no município.

O velório do orquidófilo e bromeliófilo, aconteceu no Centro Cívico Recreativo de Domingos Martins e teve a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. O governador ressaltou que Roberto Kautsky deixa um belíssimo exemplo para as atuais e futuras gerações.

 "O Sr. Roberto plantou valiosas sementes e defendeu uma relação equilibrada entre o meio ambiente e o homem em um tempo em que as concepções de equilíbrio ambiental ainda não estavam postas na agenda nem do planeta nem do País", afirmou.

Hartung também lembrou que o ambientalista capixaba contribuiu para divulgar a rica diversidade biológica da Região Serrana do Espírito Santo para o Brasil e para mundo. "O seu trabalho ganhou reconhecimento no Brasil e no mundo. São ações relevantes prestadas ao povo de Domingos Martins e do Espírito Santo, à ciência e à questão ambiental.

Exemplo de preservação do meio-ambiente
Descendente de austríacos, Roberto Kautsky nasceu em 23 de maio de 1924, em Domingos Martins, cidade em que passou toda a vida. O ambientalista conquistou notoriedade mundial devido às pesquisas e descobertas que revelou ao mundo. Ele descobriu e catalogou mais de 1.150 espécies da flora e fauna da Região Serrana do Espírito Santo, a grande maioria de orquídeas e bromélias.

A preocupação com a preservação da natureza começou aos 9 anos de idade, ao acompanhar seu pai, que ia recolher troncos caídos para a construção do galpão da fábrica de refrigerantes Coroa. Durante um dos 'passeios' ele viu pela primeira vez uma orquídea florida, retirou-a com cuidado e passou a cultivá-la. A partir deste dia, com sua curiosidade e sua força de vontade, começou a estudar e a pesquisar essas plantas.

Roberto Kautsky dividiu durante muitos anos sua paixão pela natureza com a vida de empresário. O ambientalista herdou do pai uma fábrica de refrigerantes, da qual esteve à frente até 1983, quando passou a se dedicar exclusivamente às pesquisas.

Em 1998, fomentou com alguns colegas a criação do Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano. Hoje, o núcleo reúne mais de 180 sócios, que fazem o trabalho de reintrodução de orquídeas em seu habitat natural.

Natureza. Em junho do ano passado, Roberto Kautsky recebeu a Comenda Jerônymo Monteiro, no grau Comendador, pelos relevantes serviços prestados ao Espírito Santo. A comenda é destinada a agraciar personalidades e instituições dignas e merecedoras da gratidão, reconhecimento e admiração do Governo do Estado e do povo espírito-santense.

Uma das muitas frases de Kautsky resume sua filosofia de vida: "A natureza é fundamental para a vida. Tudo que fizermos contra ela recairá sobre nós. O contato com a natureza nos traz bom humor; olhar uma flor traz serenidade ao homem que está tão violento".






Justa homenagem ao senhor das Orquídeas – nesta terça feira, dia 16 de novembro, foi feito o lançamento oficial do documentário Senhor das Orquídeas,  no auditório Americo Buaiz,  na Sede da Rede Vitória, na Praia do Canto. O áudio visual que conta a história do ambientalista Roberto Anselmo Kautsky e mostra o seu trabalho que provocou reflexão e mudança no comportamento de pessoas com relação ao meio ambiente. É exatamente esse legado praticado pelo Senhor das Orquídeas que estará disponível a partir de agora para exibição em exposições culturais, feiras ( esse vídeo está sendo exibido na Feira do Verde na Praça do Papa), escolas da Rede Pública e particulares. O trabalho foi patrocinado pelo Instituto Sincades, Governo do Estado e Prefeitura de Vitória.









2 comentários:

  1. Que linda essa reportagem, que exemplo de dedicação a natureza,amei,linda homenagem ao senhor das orquídeas.Nos serve de exemplo.

    ResponderExcluir
  2. A morte de Roberto Anselmo Kautsky, conhecido como um dos maiores pesquisadores de orquídeas e bromélias em todo o mundo é uma grande perda para Natureza, a quem ele dedicou 75 anos dos 86 que viveu. Li muita coisa sobre ele na internet.

    "Olhar uma flor traz serenidade ao homem" hoje tão mergulhado numa vida de violência.

    Bela postagem!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir