sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Telhados de Casas terão que ser Brancos

Um projeto de lei já aprovada em primeira votação na Câmara Municipal de São Paulo (capital) traz a proposta de que as novas casas construídas na capital sejam obrigadas a ter o telhado pintado da cor branca, destaca o Jornal da Tarde. Já imaginou?
Esta medida teria caráter ambiental. Sabe por quê? O telhado branco absorve menos raios do sol e ajuda a combater as ilhas de calor da cidade.

O autor desta idéia, o vereador Goulart (PMDB) acredita que, se toda a cidade adotasse os telhados desta cor, a temperatura da capital seria até 2°C menos quente do que é hoje.
E agora o texto precisa ser aprovado em segunda votação antes de ser enviado à sanção do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Os vereadores aprovaram o texto (PL 615/2009) no último dia 10, em votação simbólica.
O vereador ainda diz que a votação definitiva do projeto deve ocorrer logo. “Tivemos uma reunião do colégio de líderes (das bancadas partidárias) e a expectativa é que o texto seja votado na semana que vem (esta semana)”, diz.
O projeto que defende o meio ambiente acrescenta um artigo à Lei 11.228, de 1992, que impõe regras para a construção de imóveis na cidade. A legislação estabelece multa de R$ 963,30 para quem executar obras sem obter licença prévia (ou construir em desacordo com a licença obtida).
“A ideia é que depois de aprovada (a lei), a Prefeitura desenvolva campanhas de conscientização com programas para a pintura de todos os imóveis”, diz.
Onde tudo começou…
Pintar os telhados das casas de branco é uma ideia defendida há cerca de três anos pela Green Building Council Brasil, ONG que deu subsídios aos dados divulgados pelo parlamentar.
O grupo defende que os telhados escuros retêm mais luz do sol e, assim, ficam mais quentes. Como 25% do terreno das cidades correspondem aos telhados , a opção pela cor branca reduziria a formação de ilhas de calor nas áreas urbanas. Segundo Nelson Kawakami, diretor da entidade, outro benefício importante seria a redução do consumo de energia elétrica já que o interior das casas também ficaria menos quente e, assim, a população usaria menos ar condicionado, e menos consumo de energia é sempre benéfico para o meio ambiente.

8 comentários:

  1. São Paulo pelo que sei nem é tão quente assim mas se for para contribuir com o meio ambiente tudo é válido.Aqui em Teresina que faz 40 na sombra que deveriam adotar esta idéia.Um tempo falaram que iam colocar cimento branco,até hoje nada!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Os benefícios para a própria população são boas, mas o custo é alto.

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar nisso, mas faz sentido, o problema é pintar todos de branco...por enquanto acho meio estranho, mas se for para reduzir a temperatura em 2% acho uma boa opção apesar dos custos.

    Marivam excelente post e quando ao pedido lá do blog sobre o programa minha garrafa minha casa, pode postar aqui 9apesar do blog ser da Liza, mas eu te autorizo e ela vai amar ve-lo aqui) aproveito para te convidar a acessar o www.tecnologiagreen.blogspot.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. É, Marivan...
    tudo bem.. vai ficar menos quente e tal, mas e a estética?!?!
    E os pombos !??!
    Ainda bem que vacas não voam...
    kkkkkkk
    Grande abraço !!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Refresca na temperatura e esquenta nos bolsos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Tá certo, mas e às pessoas que vivem em prédios como eu incentivarão parentes e amigos à utilizar esse meio de economizar?

    Gostei do artigo, meu caro Marivan ;-)

    Até...

    ResponderExcluir
  7. pense pelo lado positivo vai ter a aumentar a mão de obra rs contratar lavadores ou lavadoras de telhados pq a cada 15 dias vão estar cinzassss de tanta poluição rs ,e os acidentes domésticos vão aumentar , fora isso so pondo em prática para ver

    ResponderExcluir