sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Transformando Estrume em Energia


O que acontece quando uma fábrica de laticínios chinesa pega o excremento de 60.000 das suas 250.000 vacas e o converte em eletricidade? Eles geram 5,66 megawatts de energia, o suficiente para abastecer, em média, quase 26.000 lares brasileiros.
De acordo com o site Technology Review, a Huishan Dairy criou um conversor de metano mais que dez vezes maior que os conversores comuns. Movido por quatro dos motores da GE (a foto acima mostra um deles), o conversor obtém metano fermentando o estrume da vaca e transformando-o em energia. A PopSci resume bem a ciência por trás do conversor, que envolve processos como hidrodessulfurização e digestão anaeróbica.
Mas o interessante aqui é que o tamanho do conversor pode ser economicamente mais interessante para as grandes fábricas americanas de laticínios. Pelo menos nos EUA, a conversão de metano gera naquele país inteiro apenas 2 megawatts de energia, e só é usado por 1% das fazendas. E considerando que a fábrica na China poderia reduzir suas emissões de carbono em mais de 180.000 toneladas, com certeza quem gosta do meio ambiente vai apoiar. [Technology Review via PopSci via Gizmodo]


4 comentários:

  1. A idéia é muito boa, agora haja coco para aumentar a produção de energia,

    ResponderExcluir
  2. É de ideias como esta que o mundo precisa, ao invez de ficarem inventando bombas, armas nucleares, biologicas, pq num inventam coisas que beceficiem as pessoas

    ResponderExcluir
  3. Como químico, já tinha ouvido essa história do aproveitamento do metano para energia...
    Ótima idéia essa dos chineses...
    Grande post amigo !!!!!!
    Abraços !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esta idéia.
    Eu ja penso nisso a algum tempo, após ler um artigo em um site que dizia que um certo pais estava querendo acabar com as vacas pocausa do metano produzido por elas e concequentemente a poluição do meio ambiente,me surgiu tal pensamento.
    Ao invés de acabar com as vacas porque não transformar o metano produzido por elas em energia?
    Eu tenho um sonho de futuramente possuir uma chácara ou um sitio se não totalente sustentavel mas aparte que for possivel fazer com que ele produza a sua propria energia,a agua criar meios de tratar a agua usada para usar em descargas, lavagem de roupas, lavar um carro etc.
    Creio que tudo é possível quando realmente se quer preserva o planeta.

    ResponderExcluir