segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Energia em forma de lixo?


Na guerra declarada contra a poluição e o aquecimento global surge um novo aliado, que antes era visto como um dos maiores vilões. O gás metano, um dos subprodutos da decomposição de matéria orgânica de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto, sempre foi um dos maiores responsáveis do efeito estufa. Mais de 20 vezes mais poluidor que o famoso e abominado dióxido de carbono (CO2), o gás metano, com as tecnologias adequadas, pode se tornar uma fonte preciosa de energia.

Alguns projetos, inclusive em cidades brasileiras, já estão em prática e dando resultados satisfatórios. Se manejada de forma controlada e responsável, essa captação de energia é uma forma excelente de sustentabilidade, pois o lixo é um dos grandes problemas mundiais em busca de uma solução concreta e rápida.
Os benefícios desse mecanismo de geração de energia vão além dos incentivos fiscais e da possibilidade de obtenção de créditos de carbono. O baixo custo de investimento e a diminuição do contato desse gás com a atmosfera contribuiria significativamente para a diminuição do aquecimento global, além de ser ecologicamente correto.
Em escala muito maior, uma empresa japonesa construiu a primeira plataforma de extração de hidratos de metano do fundo do Mar Cáspio. Mais de 50% de todo o carbono existente no planeta está no fundo do mar, sob a forma de hidratos de metano. É mais do que todas as reservas de materiais fósseis, todos os seres vivos e todas as minas de carvão somadas. Estudos recentes indicaram a presença de grandes depósitos submarinos de hidratos de metano em praticamente todos os oceanos, incluindo o que banha o Brasil.

Embora muitos considerem estes hidratos uma excelente fonte de energia, há o alerta de cientistas extremamente preocupados com essa exploração. Por se tratar de uma mistura cristalina e muito instável, a exploração indevida ou mesmo um acidente natural, como um grande terremoto, pode vir a liberar grande parte deste gás para a atmosfera.
Como a energia é uma das grandes preocupações mundiais, todos os países buscam soluções para suprir essa necessidade básica para o desenvolvimento.
A princípio todas as formas de captação de energia podem ser usadas satisfatoriamente. O que precisamos cada vez mais nesse nosso planeta tão castigado é de cautela. Muita cautela.
Compartilhe com a gente os seus conhecimentos sobre o gás metano!

3 comentários:

  1. Marivan meu irmão querido por estas e outras informações é que indiquei teu blog ao selo Dardos. Foi realmente mais que merecido.

    Achei muito interessante esta matéria, e confesso que conhecia pouco sobre o gás metano.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, este é um tipo de projeto que acho perfeitamente possivel desde que levado a sério, afinal a matéria prima é de primeira ... sem trocadilhos ...ou não.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, outro dia escrevi um post falando por alto sobre o descarte correto do lixo, mas não tive cabeça para pesquisar mais a fundo...
    Achei muito interessante essa idéia...
    Smacks no coração.

    ResponderExcluir