sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Oásis de energia!



Uma disputa pelo maior parque de energia solar do mundo já começou! A disputa - muito boa para todos nós! - tem um novo líder: o deserto do Saara. Já tivemos projetos ousados no mundo (Portugal, Espanha, Chile, etc), mas acho que esse vai ser dificil de superar.
12 empresas assinaram um acordo para construir o maior projeto de energia renovável do mundo que custará cerca de US$555 bilhões.
Serão colocados milhares de painéis solares no norte da África, formando uma extensa faixa com o objetivo de fornecer cerca de 15% da demanda de energia da europa com energia limpa. Até agora as empresas que assinaram o acordo são: ABB, ABENGOA Solar, Cevital, DESERTEC Foundation, Deutsche Bank, E.ON, HSH Nordbank, MAN Solar Millennium, Munich Re, M+W Zander, RWE, SCHOTT Solar, and Siemens. O projeto irá ligar várias instalações de energia solar pela costa do norte da África e transmitir grande parte da energia para a Europa. Além disso, usinas de dessalinização serão associadas as instalações solares para levar água fresca às pessoas na África.
Apesar de faltarem muitos anos para completar o projeto, o acordo assinado irá unificar forças para o objetivo final. Muito trabalho precisa ser feito, e as empresas e governos precisam trabalhar juntos para superar questões como segurança energética, equidade, justiça social, direitos sobre a água e energia solar e compensação.

5 comentários:

  1. Que Post Fantástico!
    Amigo MARIVAN:
    Maravilha esta notícia, agora, seria muito interessante descobrir o pai da notável idéia. Este é um verdadeiro gênio.
    Que esta onda energética espalhe-se e conquiste o mundo.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara, realmente um grande projeto, esperamos que sigam em frente e não voltem atrás ...

    ResponderExcluir
  4. Ótima ideia. Tomara que o projeto se concretize e aniquile parte do sofrimento africano! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Eu vi na Discovery como funcionam e como são feitos esses captadores de energia solar...
    É sensacional...
    E além do que, toda utilização de energia seja ela solar, eólica, etc deve ser aproveitada e utilizada para não agredirmos o meio ambiente !!!
    Grande abraço, Marivan !!

    ResponderExcluir