quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Você Conhece a Cidade Verde?




Hoje quero apresentar-lhes um pouco da cidade onde moro, Teresina. É conhecida como “Cidade verde”, e apesar das grandes áreas arborizadas, o calor por aqui é “de rachar”. Os termômetros normalmente apontam para uma temperatura variável entre 32º e 37º diários, mas é difícil convencer o teresinense de que ele não vive em uma sauna beirando os 40º. Os meses de Setembro, Outubro e Novembro, são os mais quentes, e não tem praia, gente! Em Dezembro, começam as boas chuvas e também problemas. É que a cidade é cortada por dois rios: Parnaíba e Poti, se o nível das águas sobem, lá vem enchente!

Moro em um bairro chamado Planalto Ininga, zona Leste. É onde fica situada a Universidade Federal do Piauí, um campus belíssimo, cheio de jardins e mangueirais com passarelas bem conservadas, perfeitas para prática de Cooper. E é nessa paisagem que eu e meu esposo, caminhamos três vezes por semana, sempre à noitinha, para mantermos à forma e sentirmos o frescor proporcionado pelas muitas árvores .


O planalto Ininga, juntamente com o bairro chamado Jockey são os que mais crescem verticalmente, até os cantores Zezé de Camargo e Luciano, estão investindo em imóveis por aqui. Não são nada bobos. O metro quadrado de imóvel nesses bairros chega a custar cerca de 250 mil reais. O mercado imobiliário progride visivelmente nesta capital.



Margens do Poti, avenida de acesso ao Jockey

Por muito tempo, o Piauí foi motivo de chacota na mídia por ser considerado o estado mais pobre da Federação, apelidar de “Piauí” a quem não era considerado alfabetizado, tornou-se hábito. Mas o estado já não é o primeiro no Brasil no ranking pobreza, em 2010 deu uma “virada” na economia, e o título, nada nobre, ficou para Alagoas, em segundo vem o Maranhão.

Você já ouviu falar no Museu do Homem Americano”? Convido-o a conhecer, ainda que virtualmente. Ele fica a 536 km  de Teresina, é uma verdadeira viagem no tempo, guarda relíquias dos primeiros homens a habitar as Américas. Enquanto teorias comumente aceitas datam o aparecimento do homem na América há 15 000 anos, sítios arqueológicos da Serra da Capivara afirmam que eles chegaram à terra do calor, há 45 000 anos.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse pedacinho do Brasil, por vezes tão esquecido da mídia. Aliás, ultimamente ele tem sido muito comentado, principalmente no You Tube, por conta de um comercial do Gianecchinne sobre a inauguração do shopping Pintos. Quanta maldade! Pintos é o sobrenome de uma família de imigrantes portugueses que tem uma rede de lojas de variedades. 

Quante maldade!!
Deus abençoe a todos. E se vier ao Piauí, não esqueça: Prepare-se para enfrentar o calor. E avise-me, você está convidado para saborear a deliciosa cajuína, que inspirou Caetano Veloso a compor uma canção, ou ainda, um delicioso sorvete, para refrescar.

Por Wilma Rejane.

3 comentários:

  1. Muito interessante seu posto. É importante conhecer mais sobre seu Estado e principalmente, a capital dele, Teresina. Um post assim deve ser lido e relido para que conheçamos mais sobre nosso Brasil, um país tão rico e culturalmente diverso. Deve ser linda sua cidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oii

    Adorei conhecer o pouco mais dessa linda cidade, apesar de tambem morar no Nordeste, nunca tive oportunidade de ir a Teresina, mas ja ouvi falar muitas coisas boas desse terrinha quente

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sou de Fortaleza e só em 2009 tive o privilegio de conhecer o Piaui, passei pela capital Teresina. Fiquei encantada com esses estado, fiquei na Floriano uma cidade muito desenvolvida. Parabéns pelo belo estado e cidade.

    ResponderExcluir