terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cientistas brasileiros produzem biodiesel a partir da borra de café



R7

Pesquisa feita pela USP (Universidade de São Paulo) demonstrou que é possível produzir biodiesel a partir do óleo essencial extraído da borra de café. A elaboração desse combustível foi comprovada em escala laboratorial.
Realizada pela professora de química Denise Moreira dos Santos, a pesquisa foi feita Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da USP. Segundo o estudo, a produção desse biodiesel é recomendável para pequenas comunidades, com o objetivo de abastecer tratores e máquinas agrícolas. As informações são da Agência USP.
- No Brasil, há um grande consumo de café, calculado em duas a três xícaras diárias por habitante. Por isso, a produção de resíduo é intensa em bares, restaurantes, casas comerciais e residências. O óleo essencial, responsável pelo aroma do café, já é utilizado em química fina, mas sua extração diretamente de grãos de alta qualidade é muito cara.
A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 ml de óleo, o que geraria cerca de 12 ml de biodiesel.
- No Brasil são consumidas aproximadamente 18 milhões de sacas de 60 kg de café, num total de 1,08 milhões de toneladas, o que irá gerar uma quantidade considerável de resíduos.
Produção do combustível
O processo de obtenção do biodiesel é o mesmo adotado com outras matérias-primas.
- O óleo essencial é extraído da borra de café por meio da utilização de etanol como solvente. Após a extração, o óleo é posto em contato com um catalisador alcalino, que realiza uma reação de transesterificação com a qual se obtém o biodiesel.
As características dos ácidos graxos do óleo essencial do café são semelhantes aos da soja, embora estejam presentes em menor quantidade.
- Todo o experimento para obtenção de biodiesel foi realizado em escala laboratorial. O objetivo da pesquisa é mostrar aos alunos que é possível aproveitar um resíduo que é descartado no ambiente para a produção de energia.
Segundo Denise, que é professora do curso técnico de Química do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS), em São Paulo, a implantação do processo de produção do biocombustível em escala industrial dependeria de um trabalho de conscientização da população para não jogar fora a borra de café, que seria recolhida para extração do óleo.
- Sua utilização é indicada para pequenas comunidades agrícolas, que produziriam seu próprio biodiesel para movimentar máquinas.
Denise lembra que, em algumas fazendas de café, a borra é armazenada no refrigerador para ser usada como fertilizante.
- Entretanto, seu uso frequente pode fazer com que os óleos essenciais contaminem o solo. O aproveitamento desse resíduo para gerar energia pode não ser uma solução mundial, mas está ao alcance de pequenas localidades.

Foto: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário