sexta-feira, 29 de abril de 2011

U2 no mercado de carbono



Por Daniel Gois - Redação Multimídia

U2Agora é oficial: o U2 fará shows no Brasil em 09 e 10 Abril de 2011. O show da "U2 360° Tour" chega ao Estádio do Morumbi, em São Paulo. A turnê já fez show em diversos outros países do mundo e também passará pela Argentina no ano que vem. Para neutralizar as emissões de CO2 emitidas durante suas megaturnês mundiais, a banda irlandesa U2 anunciou um projeto para arrecadar dinheiro para a construção de uma usina geotérmica na província de Aydin, Turquia. A ideia do grupo é comprar certificados de carbono e investir neste modelo de geração de energia muito mais limpo que outros tradicionais.

Bono e seus parceiros de banda ainda querem incentivar fãs a comprarem certificados de carbono. Segundo o vocalista, seus seguidores também emitem gases maléficos à camada de ozônio. Bono, que também é ativista ecológico, disse que foi feio um cálculo e o resultado mostrou que cada fã da banda que for ao show em São Paulo, por exemplo, vai emitir cerca de 127kgs de gases de efeito estufa quando se deslocar para o show.

Mercado de carbono

Concentração de gases de efeito estufa é recorde, diz ONUCom a questão do aquecimento global e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o CO2, criou-se um mercado de certificados de carbono. Uma pessoa, empresa, ou até país, que queria neutralizar suas emissões, como é o caso da banda U2, pode comprar tais certificados validados por institutos reconhecidos em cada país.  O dinheiro levantado financia projetos como o da usina geotérmica, ou então de reflorestamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário