segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Bico do Tucano


Por não conseguir voar muito bem, o tucano, encontrado na América Central e do Sul, se locomove principalmente dando pulinhos. O vozear de algumas espécies parece o coaxar de um sapo, porém mais alto. Na verdade, pode ser ouvido até a um quilômetro de distância na selva. Mas o que costuma deixar os cientistas mais fascinados é o bico dessa ave.
Analise o seguinte: O bico de alguns tucanos mede mais de um terço de seu corpo. Parece pesado, mas não é. “A superfície é feita de queratina, o mesmo material encontrado em unhas e cabelos”, explica Marc André Meyers, engenheiro de materiais. “Estamos falando de muitas camadas de minúsculas placas hexagonais sobrepostas, semelhantes às telhas num telhado.”
A consistência do bico do tucano pode ser comparada à de uma espuma rígida. Algumas partes são ocas e outras são formadas por membranas e fibras ósseas extremamente calcificadas, que agem como “vigas”. O resultado é um bico muito leve, mas com uma força incrível. “É como se o tucano tivesse um profundo conhecimento de engenharia mecânica”, disse Meyers.
A constituição do bico do tucano permite que ele absorva grandes impactos. Os cientistas acreditam que o bico serve como modelo para engenheiros da área automotiva e de aviação. “Chapas que imitam a estrutura do bico do tucano podem oferecer mais proteção aos motoristas em casos de colisão”, disse Meyers.
O que você acha? Será que o bico forte e leve do tucano surgiu por acaso? Ou foi projetado?


Um comentário:

  1. Adorei a ideia do blog! Parabéns , já estou seguindo.
    http://expressaomodaviva.blogspot.com

    ResponderExcluir