sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ÁLCOOL: Um Vilão da Sociedade.


Por Prof. Márcio Felisberto:
Quantas pessoas já não sentiram o doce desejo e o gosto de uma determinada bebida alcoólica em seus lábios? Certamente muitas pessoas já sentiram. Sendo uma droga lícita, o álcool ameniza a carga semanal ou diária, relaxando a mente e o corpo.
Seria de bom grado se seu consumo fosse sempre de maneira consciente e moderado, porém na realidade o que ocorre é a geração de muitos problemas derivados do consumo do álcool.
Brigas no seio familiar e o pior, os acidentes de trânsito que na maioria das vezes acaba por tirar a vida de pessoas que nada tem haver com tal fato, causando um dano incalculável em suas famílias.
Segundo registros policiais na cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, o maior volume de ocorrência se dá nos fins de semana e feriados e a causa maior desse aumento no volume das ocorrências está diretamente associado ao consumo do álcool.
Isso se confirma mediante as tipificações das ocorrências registradas, tais como embriaguez e perturbação, embriaguez na direção e ainda as ocorrências de lesão corporal, vias de fato e demais ocorrências na qual suas causas possuem ligações diretas com o uso de álcool.
Ainda há a questão da bebida consumida por menores de idade, fato que vem se acentuando a cada dia em meio às festas e estacionamento de postos de gasolina, por exemplo.
O grande prejudicado, além da própria pessoa que faz o uso de bebida alcoólica, é a população que por meio dos impostos é quem paga a conta nos hospitais de fraturas, é quem paga à conta dos policiais que se empenham em atender ocorrências referente a casos ligados a embriaguez, deixando nesse momento de atender outras ocorrências mais graves.
Cabe a cada um ter a consciência, bem como a conscientização dos que não a tem, embora nem sempre uma lição teórica é suficiente para conscientizar uma pessoa, cabendo então uma lição prática.
O Estado tem feito seu papel conscientizando a população através dos meios de comunicação, mas como se tem visto, nem a “extinta” Lei Seca foi o suficiente para diminuir os problemas causados pelo consumo excessivo do álcool.
Se formos abordar todos os malefícios causados pelo álcool, colocaremos desde a possibilidade de uma dependência alcoólica – alcoolismo – até doenças que se desencadeiam a partir deste. Porém, uma simples colocações de alguns pontos desfavoráveis já são suficientes para enxergar o quanto o álcool é um vilão em nossa sociedade.

2 comentários:

  1. As drogas que mais causam acidentes são as bebidas alcoólicas, e todas essas bebidas são liberadas. a tão difamada maconha nunca causou acidente de trânsito algum, pelos documentos oficiais não há registros de uma droga tão nefasta quanto o álcool, os assaltos os assasinatos as brigas de familia , o álcool é o grande vilão mas essa sociedade hipócrita , não o difama, porque ele é o que mais dá lucro .o crac a cocaína também são do mal mas são muito menos consumidos , mas fazem estragos profundos na mente de quem os consome., nos crimes de transito o álcool sempre está presente as outras drogas nunca estão envolvidas em acidentes de transito .

    ResponderExcluir