FÁCIL DE ENTENDER…
Do blog BananaPost
Pesquisa recente divulgada em jornais denuncia que apenas 1 em cada 4 pessoas, aqui no Brasil, é capaz de ler um texto simples, facinho, e interpretá-lo minimamente. Com mais precisão: de cada 100 brasileiros, 74 não conseguem compreender a sua própria língua de forma escrita.
É a tragédia do analfabetismo funcional, do sujeito que lê a sopa de letrinhas, mas o software mental não processa pø®®a nenhuma do que está escrito. Acontece, até, entre quem se gaba de ter o canudo.
E o mesmo, em relação a outras formas de linguagem, como os filmes e a música, não fogem muito a esses números.
Levando isso em conta surge o pressuposto de que não gostamos daquilo que não entendemos — por exemplo, a rejeição à matemática é proveniente do não entendimento dessa disciplina.
Daí vem a sugestão de que a maioria da população não assiste a programas de qualidade na TV porque não consegue entendê-los e, conseqüentemente, acaba não gostando.
Big Brother, Casa dos Artistas e os programas de auditório não exigem necessidade de esforço mental para se entender. São de assimilação imediata, instantânea, devidamente pasteurizada.
Capice, ou ainda tem que rabiscar um infográfico?
Enfim, conheça essa história instigante dando uma espiadinha aqui.
Eu assisti somente os 2 primeiros BBB, sendo que no segundo prometi jamais saber de mais nada a respeito. Acho desprezível e não adianta que não gosto.
ResponderExcluirBjs
Então, entendo bem sobre analfabetismo funcional, pois sou professora, e também concordo com essa teoria sobre o porquê do Big Brother fazer sucesso...sem falar que o povo é curioso e gosta de "espiar" a vida alheia inclusive na vida real. Mas, como eu disse outro dia, quem sou eu para julgar!
ResponderExcluirUm abraço!
Amigo M@riv@n, numa coisa nós concordamos, lhe dou total razão. Essas pessoas que são vidradas em BBB, na grande maioria não consegue ler uma página de jornal ou ver uma reportagem inteira na TV, e quendo o fazem acham chato, enfadonho e não entendem chongas do que leram ou assistiram. É mais fácil ver baixarias e ouvir palavras de baixo calão no BBB, A Fazenda e outras tantas porcarias que se espalham mais a cada dia, Fico triste com o fato, por perceber que estamos a cada dia que passa com menos pessoas de opinião própria e aumentando rapidamente aquelas que são suscetiveis a lavagem cerebral.
ResponderExcluirGrande abraço amigão!!!!
Esse caso é bem fluente em minha cassa. Quando vejo jornais falando sobre politica e economia, minha mãe e minha irmã já torce o nariz de cara. Agora quando elas veem BBB creio que e mais fácil de entender.
ResponderExcluirAmei o blog, brilhante o texto!
Deficiencia cutural e pobreza de espirito são parciros inseparaveis.
ResponderExcluirSe falamos de musica, o que toca é sempre o mais futil, vulgar e pobre, no teatro o humor é pornografico e sem limites, isso só a ponta do iceberg, nosso país precisa aprender o que e bom de verdade.
Parabens pelo blog.
Www.futurosempre.blogspot.com